sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Ementa

Um assunto que sempre retorna, trazido ou não pela grande roda, ou pela necessidade eminente. Gosto de falar nele. É algo que vem chegando levemente a meu esclarecimento como que por graça.
[permanecer em estado de graça]
E também como que por permissão divina.


Ser tocado pelo sagrado.
Faz tempo que não falo da minha citação favorita, e posso apostar que chegou o momento para retomá-la, Rubens Alves diz assim:
“Há verdades que são frias e inertes, nelas não se dependuram nosso destino. Quando, ao contrário, encontramos verdades em que nos dependuramos, o corpo inteiro estremece. E estremecer é a marca emocional e existencial da experiência com o sagrado”.
Posso falar por horas e horas a respeito de todos os multiversos contidos neste trecho. Mas vou comentar apenas sobre este “encontro”.
Onde podemos encontrar?
[onde podemos nos encontrar?]
Só encontra quem procura. Mas não adianta procurar no escuro, sem seus óculos, ou sem saber o que se quer achar. E se ainda o que quiser estiver em um formato completamente desconhecido pra você? Você nunca vai identificar.
Precisa-se sair para uma busca bem equipado, com lanternas, óculos e com a bibliografia lida. Precisa-se de palavras para descrever o que vai se ver, sentir, ouvir, degustar.
Precisa-se estar com a alma disposta. Não equilibrada, mas disposta e viva.
O difícil é calar a voz da boca e da mente, e manter a da alma falante.
Uma ultima ferramenta que também deve estar à mão; a atenção. Estar atento a todos os sinais que você mesmo envia, e que capta de certo e errado. Estar atento para se mover ao mesmo tempo com graça e agilidade.
Estar em um momento de estremecimento, é um momento de graça; não raro; e sagrado. Mas também é um momento de vulnerabilidade e conexão.
Se uma pessoa lhe causa um estranho estremecimento ao lhe tocar, lhe falar, ou apenas em você se lembrar dela. Um estremecimento que gera um doído prazer. Fique com ela.
 
Eu digo a verdade e você diz obrigado.

Barbara

Nenhum comentário:

Postar um comentário